MESTRADO EM
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Grande Área: Ciências Humanas
Área do Conhecimento: Ciências da Religião


20 VAGAS


CORPO DOCENTE


LINHAS DE
PESQUISA


EDITAL


INSCREVA-SE

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES E COORDENAÇÕES


COORDENAÇÃO ACADÊMICA
Instituição promotora
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO – UNICAP

Nome: Newton Darwin de Andrade Cabral
Cargo: Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Endereço Institucional:
Rua Almeida Cunha, nº 245, Bloco G4, Térreo – Boa Vista
CEP: 50050-480 – Recife – PE
Fone: (81) 2119-4388
E-mail: newton.cabral@unicap.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9338652376910655

COORDENAÇÃO OPERACIONAL
Instituição receptora
FACULDADE CATÓLICA DE FEIRA DE SANTANA – FCFS

Nome: Daniel Nery da Cruz
Cargo: Coordenador
Endereço Institucional: Av. Dom Jackson Berenguer Prado, 01, Papagaio
CEP: 44059-850 – Feira de Santana – BA
E-mail: daniel.cruz@edu.catolicadefeira.com.br
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9404914268269732

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Universidade Católica de Pernambuco define-se como um ambiente de produção de conhecimento e formação científica, prática e ética para as atividades do ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências da Religião.
O Nosso Programa promove pesquisas sobre as religiões nos seus contextos histórico, social e cultural. Para tanto, recorre ao instrumental teórico-metodológico fornecido pelas ciências humanas para de forma interdisciplinar desenvolver interpretações das diferentes manifestações e práticas de religiosidade, em sua relação com a cultura e a sociedade. A Área de Concentração do Programa é Religião, Cultura e Sociedade, dividida em duas Linhas de Pesquisa:
– Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade;
– Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade.

OBJETIVOS

Promover pesquisas sobre Ciências da Religião, em suas várias dimensões, e qualificar profissionais da área de Ciências da Religião e áreas afins – Teologia, Filosofia, História, Pedagogia, Letras, Artes, Comunicação, Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Direito etc. –, para pesquisa e produção de conhecimento teórico tanto sobre o Campo Religioso Brasileiro e suas interrelações com a Cultura e as Tradições das sociedades da Região Nordeste, quanto sobre as Experiências Religiosas concretas, e suas interrelações com a Cultura e a Sociedade das sociedades da mesma Região, com o intuito de formar professores-pesquisadores reflexivos, formadores e disseminadores de conhecimento, incentivando o desenvolvimento da pesquisa na Região Nordeste do Brasil, bem como preparando os profissionais para atuarem como docentes do ensino superior.

METAS DO PROGRAMA

  • desenvolver e preparar pesquisadores/as, docentes e profissionais através de reflexões críticas, científicas e metodologicamente orientadas no campo da pesquisa na área das Ciências da Religião;
  • oferecer um espaço plural para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico em caráter transdisciplinar, laico, aberto aos diálogos inter-religiosos e ecumênicos, com as Instituições envolvidas, estimulando a trans/interdisciplinaridade, o intercâmbio e a transferência de conhecimento;
  • criar condições para a intervenção na realidade regional, estadual e nacional, por meio de estudos e pesquisas que possam subsidiar a reflexão, a análise e a proposição de estudos na área das Ciências da Religião.

PREVISÃO DO INÍCIO E TÉRMINO DO CURSO

Início: setembro de 2022
Término: agosto de 2024

ENVIE SEU
PRÉ -PROJETO

PERFIL DO ALUNO

 Os/as candidatos/as deverão ser profissionais que desejem aliar ensino e pesquisa às próprias atividades profissionais, seja qual for sua área, almejando desenvolver, para isso, domínio das ciências que estudam as sociedades e suas manifestações religiosas em uma perspectiva não confessional, pluralista, aberta ao diálogo e à construção de relações que favoreçam o respeito mútuo.
Assim, bacharéis/licenciados/as em Teologia, Filosofia, História, Pedagogia, Letras, Artes, Comunicação, Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Direito e outras áreas afins, envolvidos nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, quer sejam professores/as pesquisadores/as ou profissionais de diferentes áreas – da IES envolvida ou de outras instituições de ensino da região –, que desejem galgar novos espaços de atuação, dada sua formação, em um Curso com as características do nosso, constituído por especialistas capazes de praticar a interdisciplinaridade, com larga experiência com mestres/as vindos/as das mais variadas igrejas e movimentos religiosos e culturais do Nordeste brasileiro.
Os/as candidatos/as serão selecionados/as mediante critérios de seleção estabelecidos pela instituição promotora.

CRITÉRIOS E DOCUMENTOS
PARA SELEÇÃO DOS DISCENTES

Os/as candidatos/as à seleção deverão apresentar à Faculdade Católica de Feira de Santana os documentos listados no PDF abaixo.

CONFIRA A GRADE CURRICULAR E EMENTAS

Confira a grade curricular, as principais características deste curso, como apresentação, bibliografia e carga horária no PDF abaixo .

FORMULÁRIO DE
INSCRIÇÃO

Consolide sua carreira com uma formação de qualidade e reconhecimento padrão da UNICAP em parceria com a Católica de Feira. A inscrição está no link abaixo.

QUADRO DE DOCENTES

Todos/as os/as professores/as do Programa estarão envolvidos/as no Mestrado Interinstitucional, programa com a qualidade do Curso que é oferecido na UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco),
inclusive com os mesmos níveis de exigência e controle.

NOME DOS DOCENTES
(por ordem alfabética)
ÁREA DE TITULAÇÃO
Drance Elias da SilvaSOCIOLOGIA
Gilbraz de Souza AragãoTEOLOGIA SISTEMÁTICA
João Luiz Correia JúniorTEOLOGIA – SAGRADAS ESCRITURAS
José Afonso ChavesSOCIOLOGIA
José Tadeu Batista de SouzaFILOSOFIA
Luiz Carlos Luz MarquesHISTÓRIA
Newton Darwin de Andrade CabralHISTÓRIA
Sergio Sezino Douets VasconcelosTEOLOGIA
Silvério Leal PessoaCIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Valdenice José RaimundoSERVIÇO SOCIAL
Zuleica Dantas Pereira CamposHISTÓRIA

LINHAS DE PESQUISA

Área de Concentração
Religião, Cultura e Sociedade, dividida em duas Linhas de Pesquisa

Linha 1: Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade

A linha de pesquisa Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade baseia-se no pressuposto de que a prática coletiva da religião ou sua negação se constitui um fenômeno social cujo estudo crítico e sistemático, com o aporte multidisciplinar das diversas ciências, é essencial para a compreensão da cultura brasileira.

Buscando produzir estudos histórica e socialmente significativos, diante da amplidão do campo religioso no Brasil, a linha definiu para os próximos anos, a partir das pesquisas desenvolvidas atualmente, três blocos temáticos nos quais ela se concentra: Religião e Práticas Políticas e Sociais, Identidade e Religião, e Identidade e Sincretismos Religiosos.

Pesquisadores:

-Dr. Drance Elias da Silva | Lates: http://lattes.cnpq.br/3743852075738987

-Dr. Gilbraz de Souza Aragão | Lates: http://lattes.cnpq.br/2791943760545079

-Dr. Sergio SezinoDouetsVaconcelos | Lates: http://lattes.cnpq.br/4339279132579440

-Dr. Silvério Leal Pessoa| Lates:  http://lattes.cnpq.br/4590611566223862

-Dra. Valdenice José Raimundo | Lates: http://lattes.cnpq.br/4595497931112345

Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos | Lates: http://lattes.cnpq.br/2533900166385959

Linha 2: Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade

A linha de pesquisa Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade estabelece, por meio de princípios metodológicos hermenêuticos, uma relação dialogal entre os desafios sociais da atualidade e os conteúdos simbólicos das religiões, tal como consignados em suas tradições orais, nos seus textos sagrados e nos desdobramentos culturais ao longo da história, através de múltiplas tradições que se institucionalizaram e das experiências dos sujeitos que nelas têm suas experiências.

Entre as matrizes da religiosidade brasileira e continental, a tradição cristã ocupa um lugar de grande influência e coube à teologia desenvolver um discurso racional e, por vezes, apologético, dessa tradição. No mundo acadêmico da nossa cultura pluralista, e ligada ao campo transdisciplinar das Ciências da Religião, a linha de pesquisa coopera para uma nova interpretação dos símbolos da tradição cristã, pelo realismo que se impõe a quem dialoga com a história comparada das religiões e a crítica filosófica do fenômeno religioso.

Pesquisadores:

-Dr. João Luiz Correia Júnior | Lates: http://lattes.cnpq.br/3766759231709168

-Dr. José Afonso Chaves | Lates: http://lattes.cnpq.br/1258524189978551

-Dr. José Tadeu Batista de Souza | Lates: http://lattes.cnpq.br/6087172432677097

-Dr. Luiz Carlos Luz Marques | Lates: http://lattes.cnpq.br/0026868525664989

-Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral | Lates: http://lattes.cnpq.br/9338652376910655

SOMOS PARCEIROS