CATÓLICA DE FEIRA

A Católica de Feira é inscrita no CNPJ . 16.260.762/0054-79,
credenciada pela portaria nº 429, de 29 de abril de 2015, publicada no D.O.U., de 30/04/2015

Missão

Educar, tendo como referência permanente os valores ético-cristãos, a fim de formar pessoas que possam contribuir, decididamente, na transformação da Sociedade contemporânea, com mais solidariedade, justiça e humanidade.

Visão

Pretende ser uma IES de referência em Feira de Santana e região, no que se refere à formação na área dos Saberes filosóficos e da Ciência teológica, assim como de outras áreas das Humanas, assumindo os princípios cristãos em todos os níveis e espaços de sua atuação.

Valores

Amor à verdade; diálogo fé e razão; fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo e ao Magistério da Igreja Católica; Diálogo intercultural, interdisciplinar, transdisciplinar, ecumênico e inter-religioso; Humanismo cristão; Compromisso ético e social; Defesa dos Direitos Humanos e Responsabilidade Socioambiental.

ESTRUTURA JURÍDICA

A Faculdade Católica de Feira de Santana (FCFS) é uma Instituição de Ensino Superior (IES); uma sociedade civil de direito privado, com fins educacionais, sem fins lucrativos e econômicos, regida pela Legislação específica em vigor, tendo como mantenedora a MITRA ARQUIDIOCESANA DE FEIRA DE SANTANA (Arquidiocese de Feira de Santana) e regida pelo Estatuto Canônico Social da Mitra e pelo seu Regimento Geral. A Faculdade Católica de Feira é inscrita no CNPJ. 16.260.762/0054-79, credenciada pela portaria MEC/SESU, no. 429 de 29/04/2015; D.O.U., de 30 de abril de 2015, com o seu Campus Sede na Av. Dom Jackson Berenguer Prado, Bairro Papagaio, CEP: 44059-850 – Feira de Santana-BA.

MANTENEDORA

A Faculdade Católica de Feira de Santana, como já supracitado, tem como Mantenedora a MITRA ARQUIDIOCESANA DE FEIRA DE SANTANA, organização religiosa, sem fins lucrativos e econômicos, inscrita no CNPJ: 16.260.762/0001-67, com sua sede administrativa e pastoral na Avenida Getúlio Vargas, 394, Centro, CEP: 44001-192 – Feira de Santana-BA. A ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA é qualificada com notória relevância religiosa, histórico-cultural e sócio-política no cenário local, regional e nacional, visando aperfeiçoar e difundir a cultura e a educação, segundo os princípios e valores da tradição intelectual e humanística da fé cristã, dentre outros amparados por seu Estatuto Canônico, o Código Direito Canônico (1983) e por seu Novo Estatuto Social (2019), possibilitando à ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA estabelecer, criar, constituir, fundar organizar e manter Estabelecimentos de Ensino isolados, independentes e/ou sob forma de Colégios, Institutos, Faculdades, Centros Universitários ou Universidades, além de promover iniciativas de caráter Religioso, Educacional, Social, Cultural e Científico, de apoio à Comunidade Humana.

NOSSA HISTÓRIA
A Faculdade Católica de Feira de Santana

FRENTE DA CATÓLICA DE FEIRA

Tradição em educação de qualidade a serviço da Sociedade, Instituição de Ensino Superior (IES) inicialmente denominada FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE FEIRA DE SANTANA. Foi inaugurada em 06 de março de 2004, iniciando suas atividades com a oferta do Curso livre de Bacharelado em Teologia, voltado para a formação de candidatos ao sacerdócio católico (presbíteros ou padres) e leigos interessados em se qualificar teologicamente para melhor atuarem na ação pastoral e missionária da Igreja Católica, em consonância com os princípios e valores observados pela mesma Igreja, suas diretrizes educacionais e, em perfeita observância da legislação da educação do Brasil.

Após 10 anos de existência, a Faculdade Católica de Feira abriu-se a outros públicos através dos seus Cursos de Graduação de Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Teologia e Pós-graduação (latu senso) autorizadas pelo MEC, investindo na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e na formação da pessoa, em todas as suas dimensões, para o exercício pleno da sua cidadania.

A Faculdade Católica de Feira insere-se na longa tradição da Igreja Católica Apostólica Romana, no campo da educação, que com esta atividade tem contribuído bastante para o bem das pessoas e das comunidades onde quer que se encontrem. Em cada lugar do mundo é possível encontrar uma Faculdade ou Universidade católica sempre reconhecida pela seriedade e responsabilidade social com as quais conduzem o processo educativo, que é muito mais do que ensinar uma profissão e formar pessoas, profissionais qualificados, mas principalmente com valores éticos, para atuarem no mercado de trabalho.

A Faculdade Católica de Feira à semelhança das demais Instituições de Ensino católico no mundo, na sua fundamentação, pretende colocar em prática a missão da Igreja Católica no campo da Educação. A missão da Igreja Católica no campo educacional se traduz, concretamente, no propósito de “promover uma cultura mais profunda e formar os estudantes, de modo a que se tornem homens e mulheres de grande saber, preparados para enfrentar tarefas de maior responsabilidade na Sociedade e para serem, no mundo, testemunhas da fé [cristã]” (Cf. Concílio Vaticano II, Declaração Gravissimum Educationis, 10).

Ao longo da sua existência, a Arquidiocese de Feira de Santana sempre teve uma preocupação com a formação dos presbíteros e diáconos, bem como das demais lideranças cristãs. No governo pastoral e administrativo de Dom Jackson Berenguer Prado (1962-1971), primeiro bispo da então Diocese de Feira de Santana, foram criados centros de pastoral para a formação do laicato. Com Dom Silvério Jarbas Paulo Albuquerque (1973-1995), segundo bispo da então Diocese de Feira, incrementou-se a obra pelas vocações presbiterais, diaconais e religiosas, contribuindo, decisivamente, para a formação nativa de um Clero e da Vida Religiosa. No governo de Dom Silvério, portanto, ganhou fôlego a ideia de trazer um centro de formação teológica dos futuros presbíteros da então Diocese de Feira de Santana para o território de sua jurisdição canônica e pastoral na região. Hoje Região de Metropolitana de Feira de Santana. Todavia, esse Projeto ambicioso concretizou-se a partir do governo de Dom Itamar Vian (1995-2015), terceiro bispo da então Diocese de Feira, o qual contou com o apoio dos bispos das Dioceses da Província Eclesiástica de Feira de Santana, erigida pelo Papa João Paulo II, em 16/01/2002.

A Província Eclesiástica de Feira de Santana é a organização canônica, territorial e pastoral da Igreja Católica Apostólica Romana, criada canonicamente e delimitada geograficamente pela Santa Sé para facilitar a organização eclesial e pastoral da respectiva região, a partir do agrupamento das Dioceses, denominadas de sufragâneas, com base em critérios geográficos e pastorais comuns.

A Província Eclesiástica de Feira é presidida pela Arquidiocese de Feira de Santana, na pessoa do Arcebispo, denominado de Metropolita, e tem como sua sede a mesma sede da Arquidiocese de Feira, que é o município de Feira de Santana. É composta pelas Dioceses de Barra-BA, Barreiras-BA, Senhor do Bonfim-BA, Irecê-BA, Juazeiro-BA, Paulo Afonso-BA, Ruy Barbosa-BA e Serrinha-BA. Além do apoio dos Bispos da Província Eclesiástica, Dom Itamar Vian contou com o apoio da Nunciatura Apostólica no Brasil e também com o apoio pessoal do Papa João Paulo II.

Com a criação da Província Eclesiástica de Feira, o projeto de edificação da Faculdade Católica de Feira foi aos poucos se consolidando, tendo a colaboração dos fiéis das Paróquias da Arquidiocese de Feira de Santana e de outras organizações ad intra e ad extra da Arquidiocese. Em seguida, concretizou-se a construção das específicas Casas de Formação. A primeira foi o Seminário Maior Santana Mestra, o qual, até então, era situado em Salvador. Depois as Dioceses sufragâneas, que compõem a Província Eclesiástica de Feira, edificaram as suas Casas de Formação com a construção dos seus respectivos Seminários.

Após 8 anos de atividades administrativas e pedagógicas, com um corpo docente organizado e uma infraestrutura adequada e consolidada, especialmente no que se refere à biblioteca, os bispos da Província Eclesiástica de Feira e a Diretoria da Faculdade Católica de Feira, após reuniões e discussões sobre o assunto, compreenderam que a Faculdade Católica de Feira poderia prestar um relevante serviço, não só à Igreja Católica da região, mas à Sociedade de forma geral, com a criação de demais Cursos de Graduação, de Especialização e de Extensão afinados com a missão da própria Igreja Católica, oferecendo uma sólida formação profissional de base cristã e humanística para todos os que se interessarem pelas áreas dos saberes filosófico, teológico, humanístico e afim.

Processo de Credenciamento da Instituição, Autorização e Reconhecimento dos Cursos de Graduação e de Especialização latu senso pelo MEC

Equipe de professores, gestores e avaliadores do MEC no jardim interno da Católica de Feira

Inicios de 2011 foi autorizado pelo Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de Feira a emancipação do nome de Faculdade Arquidiocesana de Feira de Santana para Faculdade Católica de Feira de Santana e na ocasião foi também solicitado junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) o Credenciamento da Faculdade, assim como a Autorização dos Cursos de Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Teologia e Administração, através dos protocolos de 15/07/2011 (Credenciamento da IES) e Autorização dos referidos Cursos, vinculado ao Credenciamento em 09/08/2011.

Entre os dias 02 a 05 de 2012, a Instituição recebe a Comissão do MEC em vista do seu Credenciamento. Em 29/04/2015, através da Portaria de No- 429, o MEC credenciou a Faculdade Católica. Em 02/06/2015, o MEC autoriza os três Cursos de Filosofia, Filosofia e Administração através da Portaria No- 445. De 09 a 12 de dezembro de 2018, a Católica de Feira recebe a visita dos avaliadores do MEC para o Reconhecimento do Curso Bacharelado em Teologia e, em 04/04/2019, através da Portaria de No- 168, o MEC reconhece o Curso Bacharelado em Teologia.

De 03 a 06/02/2019, a Católica de Feira recebe novamente a visita dos avaliadores do MEC para Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Filosofia e, em 02/09/2019, por meio da Portaria de No- 412 reconhece o referido Curso. Em 12 de dezembro de 2019, mais uma vez a Instituição recebe a visita dos avaliadores do MEC para o seu Recredenciamento e, em 03/08/2021, pela portaria de No- 585 publica o Recredenciamento da Católica de Feira.

Consequências da habilitação da IES pelo Ministério da Educação (MEC)

Jardim interno da Católica de Feira

A partir da habilitação legal da Instituição, com seu Credenciamento, Autorização e Reconhecimento dos seus respectivos Cursos, a Faculdade Católica de Feira foi redefinindo mais nitidamente a sua missão enquanto IES, primando pelo seu objetivo de formar profissionais qualificados, no seu campo específico de trabalho e capazes de se adaptarem às exigências que emergem do mercado de trabalho, respondendo às demandas – sempre novas – advindas do contexto sócio, politico, cultural, econômico e religioso. Entretanto, tal objetivo não se resume a formar, apenas, profissionais capacitados, mas, sobretudo, a educar e formar cidadãos, por meio da geração, produção e da partilha dos Saberes. Isso acontece a partir dos valores éticos e princípios humanos, como a dignidade, a liberdade, o respeito, a solidariedade e a responsabilidade, com a finalidade de serem pessoas críticas, criativas, responsáveis e capazes de incidir e de contribuir na construção de uma Sociedade mais humana, justa e solidária.

A Faculdade Católica de Feira encontra seu fundamento institucional na tradição cristã e nos ensinamentos da Igreja Católica. É a partir deste referencial que ela ambiciona ser uma IES de referência para a formação filosófica, teológica e humanística, em todos os níveis e espaços de sua atuação, aberta aos interessados que desejarem construir e solidificar seus conhecimentos nestas áreas do Saberes.

SERVIÇO QUE CONSOLIDA SUA MARCA

Formação no Ensino Superior, atuando nos cursos de Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia, bem como no seguimento de Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) e de Extensão.

MERCADO

21 anos

AVALIAÇÃO DO MEC

nota 4

ALUNOS

+ 1400