PROFESSOR ALUNO    
ATENDIMENTO: (75) 3022-8008 | 99711-1194 | Whatsapp 98191-9161

Palavras do Grão-Chanceler

PAPEL DA FACULDADE CATÓLICA

Introdução

As Faculdades – centros de criatividade e de irradiação do saber – hoje, estão abertas a um público cada vez mais amplo. Não podemos deixar de constatar que há uma certa democratização da cultura. Nossas faculdades se constituem, lugares privilegiados de elaboração do saber e da formação e têm um papel fundamental na preparação dos quadros dirigentes da sociedade.

1. Por que uma Faculdade Católica?

A Igreja, não poderia ficar indiferente às interrogações do coração humano. Ela tem consciência de que faz parte de sua missão estar a serviço do ser humano e a serviço da verdade. Enviada por Cristo aos homens de todas as culturas, a Igreja esforça-se por partilhar com eles a boa nova da salvação. Quando se trata de Faculdades Católicas, essa missão da Igreja se traduz, concretamente, no propósito de “promover uma cultura mais profunda e formar os estudantes, de modo a que se tornem homens e mulheres de grande saber, preparados para enfrentar tarefas de maior responsabilidade na sociedade e para serem também no mundo testemunhas da fé” (Concilio Vaticano II, Declaração Gravissimum Educationis, 10).

Cabe, pois, a uma Faculdade Católica, trabalhar de modo rigoroso e crítico, contribuindo para a defesa e o desenvolvimento da dignidade humana e para a herança cultural, mediante a investigação, o ensino e os diversos serviços prestados às comunidades locais, nacionais e internacionais.

2. Identidade uma Faculdade Católica

Uma Faculdade Católica deve ter sua identidade que se revela:

1º Pela busca da integração do conhecimento, num mundo em que tal conhecimento tende a se fragmentar cada vez mais;

2º Pela promoção do diálogo entre fé e razão. Afinal, como o saber e a fé têm sua origem no mesmo Deus, não podem ser vistos como antagônicos;

3º Por uma investigação que se preocupe com as implicações éticas e morais. A Igreja defende a prioridade da ética sobre a técnica, da pessoa sobre as coisas, do espírito sobre a matéria;

4º Por uma perspectiva teológica, justamente para favorecer o diálogo entre fé e a razão.

3. Missão de uma Faculdade Católica no mundo de hoje

Se cada Faculdade tem como missão “a procura contínua da verdade, a conservação e a comunicação do saber para o bem da sociedade” a missão de uma Faculdade Católica não poderia ser diferente, pois ela participa dessa missão, com um contributo próprio.

Em relação à Igreja, cabe a Faculdade Católica preparar homens e mulheres que, inspirados pelos princípios cristãos e ajudados a viver sua vocação de maneia amadurecida e responsável, sejam capazes de assumir lugares de responsabilidade na Igreja.

Em relação à Sociedade, uma Faculdade Católica é chamada a preparar pessoas em condições de formar outras pessoas, capazes de trabalhar pela dignidade do ser humano, pela promoção da justiça, da fraternidade e da paz, pela criação de um espírito ecumênico no mundo, pela busca de uma nova ordem política ou econômica, pela proteção da natureza e pela melhor distribuição das riquezas do mundo.

Conclusão

A cultura brasileira é marcada por valores cristãos. Cabe-nos, pois, preservá-la em sua integridade e defendê-la das ameaças ou riscos de contaminação. Para isso, é providencial a existência de uma Faculdade Católica. Espero, portanto, que, os membros da família – Faculdade Católica de Feira de Santana – sejam verdadeiros “construtores da sociedade” e consciência viva de nossa Fé visando ao bem comum de todos.

Pedindo a intercessão de Nossa Senhora, “Sede da Sabedoria”, declaro abertas as inscrições para os exames vestibulares de 2016 em nossa Faculdade Católica de Feira de Santana.

 

Feira de Santana, 08 de outubro de 2015

+ Itamar Vian

Arcebispo Metropolitano

VEJA TAMBÉM

© 2015 Faculdade Católica de Feira de Santana - Todos os Direitos Reservados.