PROFESSOR ALUNO    
ATENDIMENTO: (75) 3626-0977 | 3626-3529 | 99711-1194 | Whatsapp 98191-9161

Licenciatura em Filosofia

Sobre o Curso

slide-1920x600-03

 

INSCREVA-SE!

O CURSO

A graduação em Filosofia, na modalidade de licenciatura, destina-se não somente ao ensino dos conteúdos destinados à formação dos filósofos na sua área de atuação ou na simples aquisição de habilidade e competências no processo ensino-aprendizagem desta disciplina no ensino médio, mas, acima de tudo, à formação de pessoas capazes de analisar e compreender a realidade própria do mundo dentro de uma visão crítica, radical e sistemática, iluminada pelo conhecimento das obras dos mais importantes filósofos.

O curso de Filosofia é um estimulo ao desenvolvimento do senso crítico e da reflexão sobre a cultura ocidental em vista da compreensão de nós mesmos e do mundo em que vivemos.

 

O PROFISSIONAL

O nosso curso visa formar profissionais habilitados a resgatar a importância da tradição filosófica aliada ao pensamento inovador, crítico e independente.  Assim sendo, o campo de atuação profissional versa na área de educação, pesquisa e consultoria.

A maior área de atuação é o ensino de filosofia, tanto no ensino médio como no ensino superior. Para ser professor de ensino médio é necessária a licenciatura e para lecionar no ensino superior, precisa-se ter pós-graduação (mestrado ou doutorado).

Outras possibilidades são trabalhar com crítica de arte / literatura, produzir e editar textos reflexivos sobre temas pertinentes à área e eventualmente em empresas e instituições que desejem refletir sobre aspectos éticos.

O licenciado em filosofia pode trabalhar também em assessorias a ONG’s, movimentos sociais, sindicatos e órgãos públicos; em editoras, em instituições de ensino e empresas.

 


TEMOS DESCONTOS QUE VÃO AJUDAR VOCÊ SEGUIR ADIANTE À CAMINHO DA SUA REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

  • 10% desconto na mensalidade (pagamentos antecipados das mensalidades)
  • 10% para frequência às aulas (assiduidade)
  • 20% de descontos para segunda graduação, durante todo o curso;
  • 20% de descontos para quem tem mais de 55 anos e alunos egressos (ex-alunos), durante todo o curso;
  • 20% para duas pessoas de uma mesma família ou de uma mesma paróquia.

Dados do Curso

Formação: Licenciatura em Filosofia

Período: Matutino e Noturno

Modalidade: Presencial

Carga horária do curso: 3320 horas

Duração: 4 anos (8 semestres)

Período de integralização: Mínimo: 8 semestres  |  Máximo: 12 semestres

Vagas: 40 vagas (diurno) – 40 vagas (noturno)

Local de Funcionamento: Av. Dom Jackson Berenguer Prado, s/n – Papagaio, 44059-850 Feira de Santana – Bahia

Telefones: (75) 3626-0977 / 3626-3529

E-mail: catolicadefeira@gmail.com

Dados Legais do Curso: Autorizado pela Portaria MEC nº 445 de 02/06/2015 publicada no DOU em 03/06/2015

Coordenador do Curso: Dr. Padre Jorge Ribeiro Souza

Investimento:  R$ 421,80 (mensalidade) – Será concedido o desconto de 10% sobre o valor da mensalidade para pagamentos antecipados (até o dia 30 do mês anterior ao vencimento da parcela).

Objetivos do Curso

Nosso objetivo maior tem por base a integração de atividades de Ensino, pesquisa e extensão visando formar pessoas e profissionais na área de Filosofia, especialmente para a docência desta disciplina no Ensino Médio, que possam de forma competente e autônoma de pensar e de compreender a si mesmas e o mundo em que vive, capaz de atuar em atividades de pesquisa, na difusão da cultura filosófica e no exercício da cidadania e, acima de tudo, capaz de despertar nos outros uma visão crítica e responsável acerca da realidade em vivemos.

Perfil do Engresso

O formando em Filosofia, na modalidade de licenciatura, não é apenas o profissional capacitado ao trabalho de docência, mas também uma pessoa capaz de empreender uma reflexão trans-disciplinar produtiva para o desenvolvimento da ciência e o bem da sociedade, e em consonância com a Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 que trata Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior e o Parecer CNE/CES 492/2001, que estabelece as diretrizes Curriculares para os cursos de Filosofia, espera-se do profissional formado pelo curso de licenciatura em Filosofia da Faculdade Católica de Feira de Santana:

  • Sólida formação de história da filosofia, que o capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere.
  • Senso crítico capaz de elaborar de forma clara e precisa análise das questões filosóficas-político-culturais da contemporaneidade;
  • Habilidade para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão filosófica, bem como transmitir aos seus futuros alunos o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente;
  • Competência didático-pedagógica e teórico-metodológica para o ensino da Filosofia e para a pesquisa em Filosofia, numa perspectiva dialética dialógica, sem apresentar a Filosofia como corpo doutrinário, ideológico ou dogmático.

Campo de Atuação

O nosso curso visa formar profissionais habilitados a resgatar a importância da tradição filosófica aliada ao pensamento inovador, crítico e independente.  Assim sendo, o campo de atuação profissional versa na área de educação, pesquisa e consultoria. A maior área de atuação é o ensino de filosofia, tanto no ensino médio como no ensino superior. Para ser professor de ensino médio é necessária a licenciatura e para lecionar no ensino superior, precisa-se ter pós-graduação (mestrado ou doutorado). Outras possibilidades são trabalhar com crítica de arte / literatura, produzir e editar textos reflexivos sobre temas pertinentes à área e eventualmente em empresas e instituições que desejem refletir sobre aspectos éticos.

Mas o licenciado em filosofia pode trabalhar também em assessorias a ONG’s, movimentos sociais, sindicatos e órgãos públicos; em editoras, em instituições de ensino e empresas.

Corpo Docente

DOCENTE TITULAÇÃO
Dr. Pe. João Eudes Rocha de Jesus Doutor

Matriz Curricular

Primeiro Semestre

DISCIPLINAS C.H
Metodologia do Trabalho Científico 40
Introdução à Filosofia 80
História da Filosofia Antiga 80
Psicologia e Educação 80
Leitura e Produção de Texto I 40
Comunicação e Oratória 40
Prática de Pesquisa Ensino Filosofia I 80
400

Segundo Semestre

DISCIPLINAS C.H
Lógica 80
Ética Filosófica I 40
História da Filosofia Medieval 80
Sociologia e Educação 80
Antropologia Filosófica I 40
Prática de Pesquisa Ensino Filosofia II 40
Leitura e Produção de Texto II 40
400

Terceiro Semestre

DISCIPLINAS C.H
Filosofia Geral: Problema Metafísicos 80
Teoria do Conhecimento 80
História da Filosofia Moderna 80
Ética Filosófica II 40
Economia 40
Antropologia Filosófica II 40
Prática de Pesquisa Ensino Filosofia III 40
400

Quarto Semestre

DISCIPLINAS C.H
Filosofia Geral: Teodiceia 40
Filosofia da Ciência 40
História da Filosofia Contemporânea 80
Estética 40
Filosofia da Linguagem 40
Filosofia Social e Política 80
Didática I 40
Prática de Pesquisa Ensino Filosofia IV 40
400

Quinto Semestre

DISCIPLINAS C.H
Discurso Filosófico I 40
Didática II 40
Sociedade, Direito e Cidadania 80
Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação 80
Tópico Filosófico: Fé e Razão 40
Seminário I 40
Prática de Pesquisa Ensino Filosofia V 40
Filosofia da Religião 40
400

Sexto Semestre

DISCIPLINAS C.H
Discurso Filosófico I 40
Educação e Relações Étnico-Raciais 40
Política e Organização Educacional Brasileira 40
Hermenêutica 80
Seminário II 40
Prática de Pesquisa Ensino Filosofia VI 40
Estágio Supervisionado I 120
400

Sétimo Semestre

DISCIPLINAS C.H
TCC I 60
Filosofia e Educação Ambiental 40
Educação, Comunicação e Novas Tecnologias 40
Pensamento Filosófico Brasileiro 40
Seminário III 40
Estágio Supervisionado II 120
Prática de Pesquisa Ensino Filosofia VII 40
400

Oitavo Semestre

DISCIPLINAS C.H
TCC II 40
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais 40
Seminário IV 40
Estágio Supervisionado III 160
Prática de Pesquisa Ensino Filosofia VIII 40
320

Ao longo do curso

DISCIPLINAS C.H
Atividades complementares: Estágios não obrigatórios, ações de caráter científico, técnico, cultural e comunitário, iniciação científica, laboratórios, trabalho em pesquisa, publicações, grupos de estudo, participação em eventos científicos, seminários extra-classe, semanas acadêmicas, congressos, palestras, conferencias, projetos de extensão, cursos de extensão voltados para área de formação; monitoria. 200

Atividade Complementar

As atividades complementares em nosso projeto visam dar flexibilidade ao curso e proporcionar ao aluno a possibilidade de fazer direcionamentos específicos sobre questões e temas do seu interesse.

As Atividades Complementares são parte integrante dos currículos dos cursos de Graduação, conforme Projeto Pedagógico de cada Curso, sendo obrigatórias para a integralização curricular e têm por objetivo possibilitar ao aluno reconhecer e testar habilidades, conhecimentos e competências, dentro e fora do ambiente acadêmico.

As atividades complementares do curso Licenciatura em Filosofia foram agrupadas em três categorias: Ensino, Pesquisa e Extensão. Em cada categoria, há um conjunto próprio de atividades, sendo que a cada atividade é atribuída uma carga horária. Para saber quais são exatamente as atividades de cada categoria.

São atividades complementares: Estágio de docência não obrigatório/ ações de caráter científico, técnico, cultural e comunitário, iniciação científica, laboratórios, trabalho em pesquisa, publicações, grupos de estudo, participação em eventos científicos, seminários extra-classe, semanas acadêmicas, congressos, palestras, conferencias, projetos de extensão, cursos de extensão voltados para área de formação; monitoria.

Estágio

O Estágio Supervisionado é o momento áureo da formação do futuro educador e professor de Filosofia que se efetiva na prática, seja pela presença participativa em ambientes próprios de atividades educativas, seja pelo exercício mesmo da docência, sempre sob a responsabilidade de um profissional já habilitado.

O Estágio Supervisionado obedece ao que prescreve a legislação educacional específica e cuja efetivação prática será objeto de uma regulação específica e compõe três momentos oferecidos a partir do 4º semestre do curso e ocorrerá em escolas da rede pública ou privada da região.

O Estágio Supervisionado I e II consistirá na observação e no envolvimento no ambiente escolar seguido de uma reflexão e socialização sobre a prática vivenciada. O Estágio Supervisionado III consistirá, propriamente, na experiência de docência em Filosofia no Ensino Médio.

Avaliação

A avaliação é parte integrante do processo de formação, uma vez que, possibilita diagnosticar lacunas a ser superado, aferir resultados alcançados considerando as competências a serem construídas e identificar necessárias mudanças. Avaliar, durante o percurso, não significa apenas levar em consideração o conhecimento adquirido, mas também a capacidade de usar o aprendizado em situações problemas e de outros conhecimentos para realizar o que é proposto.

A avaliação do desempenho acadêmico é feita por disciplina levando em conta a frequência e o aproveitamento. Neste processo avaliativo o professor poderá lançar mão de diversos instrumentos tais como provas escritas, trabalhos escritos individuais ou em grupo, seminário, relatório de leitura, resumos entre outros sempre tendo como referência as diretrizes previstas no projeto pedagógico do curso.

Eventos

Ao longo do ano letivo, o curso de Filosofia da Faculdade Católica de Feira de Santana promove inúmeras iniciativas (cafés teológicos e filosóficos, oficinas de comunicação e expressão oral, rodas de conversa, palestras, grupos de estudo, mostras de vídeos e cinema, celebrações etc.) que contribuem para a formação dos discentes, fomentando o debate e o gosto pela pesquisa científica.

Além dos eventos citados que ocorrem, extraordinariamente, temos outros dois eventos de caráter ordinário e interdisciplinar que fazem parte de nosso projeto pedagógico: O “Encontro de Incentivo à Pesquisa científica”, no primeiro semestre, e a “Jornada Filo-Teológica”, no segundo. Ambos têm por objetivo despertar, conscientizar e incentivar o gosto pela pesquisa científica tendo sempre como referência a reflexão de algum tema importante a ser tratado no campo da Filosofia e Teologia.

Licenciatura em Filosofia

Tenho Interesse

GRADUAÇÕES

© 2015 Faculdade Católica de Feira de Santana - Todos os Direitos Reservados.